A.B.E.L.H.A. na Globo? Sim!!!

abelha na globo sim com Ana Maria Braga e Cristiano Menezes

Acorda, menina!

O biólogo Cristiano Menezes, da Embrapa Amazônia Oriental e do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., bateu um papo hoje com a também bióloga Ana Maria Braga, no programa Mais Você, da Rede Globo.

Os dois conversaram sobre as diferenças entre as espécies, especialmente sobre as abelhas sem ferrão. O pesquisador levou ao estúdio caixas de abelhas com colônias de jataí, lambe-olhos, mirim-preguiça, marmelada e mandaçaia, e explicou a formação dos potes de mel e da própolis, a arquitetura dos ninhos, a reprodução e o trabalho de defesa das colmeias.

abelha na globo sim abelha rainha
Crédito: Reprodução TV Globo

Os diferentes tipos de méis também foram pauta do programa. Cristiano explicou como as características de cada espécie resultam em variações do produto. Tem até mel azedo como limão! Além disso, o conselheiro da A.B.E.L.H.A. esclareceu que a cristalização é um processo natural que ocorre em razão do alto teor de açúcar no mel. Portanto, mel cristalizado é próprio para consumo!

abelha na globo sim colmeias e mel
Crédito: Reprodução TV Globo

O programa também tratou da importância da polinização para o cultivo de boa parte dos alimentos que consumimos, não apenas para a produtividade como também para a boa formação dos frutos.

abelha na globo sim Ana Maria Braga e Cristiano Menezes
Crédito: Reprodução TV Globo

Veja o vídeo completo da participação da A.B.E.L.H.A. no Mais Você.