A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disponibiliza para download fichas catalográficas de mais 15 espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura brasileira, totalizando 30 fichas publicadas até o momento.
A primeira série de 15 fichas, lançada em dezembro de 2021, já alcançou a marca de 16,8 mil downloads no site da A.B.E.L.H.A..
O material, desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, da FFCLRP/USP e da Esalq/USP, é parte de um compilado de fichas com informações sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas a partir da lista do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio por meio da Portaria nº 665, de 3 de novembro de 2021. As fichas das outras 30 espécies serão publicadas ainda em 2022, divididas na terceira e quarta séries.
“As fichas catalográficas das abelhas sem ferrão são uma adição importante ao Catálogo publicado pelo ICMBio. Essas fichas auxiliam e facilitam o acesso às informações sobre as espécies de forma que o usuário do Catálogo, seja ele um cidadão interessado ou um agente ambiental, possa verificar rapidamente quais são as características da espécie que lhe interessa”, afirma o analista ambiental do ICMBio Dr. Onildo João Marini Filho, ponto focal para a elaboração do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão.
Além dos nomes popular e científico, as fichas apresentam informações sobre a biologia e comportamento geral das espécies e uma foto da entrada dos ninhos, que pode auxiliar na identificação das abelhas. Traz ainda imagens de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP/USP, e de espécimes vivos fotografados pelo biólogo Dr. Cristiano Menezes, da Embrapa Meio Ambiente, preservando a coloração natural das abelhas.
Outra informação presente nas fichas é a distribuição geográfica das espécies de abelhas nos Estados, conforme o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão publicado pela Portaria nº 665 do ICMBio.
“Esperamos que o Catálogo e as fichas catalográficas auxiliem na aplicação da Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020, de forma a promover o manejo adequado das espécies de abelhas sem ferrão brasileiras e evitar que seu uso se torne um problema para sua conservação”, comentou Marini-Filho.
Vale lembrar que a Resolução CONAMA nº 496 disciplina o uso e o manejo sustentável desses importantes polinizadores. Alguns Estados já possuem suas regulamentações próprias, que devem ser seguidas e podem ser mais restritivas que a Resolução CONAMA.
Clique aqui para ver e baixar as fichas catalográficas.
Para mais informações sobre os critérios de seleção das espécies de abelhas sem ferrão presentes no Catálogo e a definição dos Estados de ocorrência das espécies, consulte aqui.
Fichas revisadas
Além da publicação da segunda série de fichas catalográficas, a A.B.E.L.H.A. também disponibiliza a nova versão revisada das 15 fichas da primeira série, publicadas inicialmente em dezembro de 2021.
Para quem já baixou as fichas da primeira série, vale dizer que o conteúdo técnico-científico continua o mesmo. As mudanças são referentes à diagramação das fichas e à inclusão de alguns dados: (1) maior destaque para as fotos da entrada dos ninhos, (2) fonte sobre a distribuição geográfica das espécies de abelhas nos Estados, para evidenciar que se refere a Portaria nº 665, de 3 de novembro de 2021 do ICMBio, e (3) logos das instituições das quais os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento das fichas fazem parte.
As 15 fichas da segunda e próximas séries já estão na nova diagramação.