A.B.E.L.H.A. apresenta projeto sobre abelhas sem ferrão no Filapi 2022

A A.B.E.L.H.A. apresenta hoje (17 de novembro) no Filapi 2022 o trabalho com as Fichas catalográficas de espécies de abelhas sem ferrão relevantes para a meliponicultura no Brasil, material desenvolvido este ano em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As fichas reúnem informações sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas a partir da lista do Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão, publicado pelo ICMBio por meio da Portaria nº 665, de 3 de novembro de 2021.

As fichas podem ser acessadas em https://abelha.org.br/fichas-catalograficas-das-especies-relevantes-para-a-meliponicultura-2/.

Filapi 2022 apresentacao Ana Assad siteFilapi 2022 apresentacao Ana Assad 2 site

A palestra no Filapi 2022, realizada no Simpósio de Abelhas Sociais pela Diretora Executiva Ana Assad, mostrou ao público presente os detalhes e a importância do projeto, que totalizou 58 mil downloads em sete meses de publicação.

Fichas Catalográficas

A criação de abelhas sem ferrão, conhecida como meliponicultura, se desenvolveu muito na última década e tem forte influência regional de acordo com as espécies mantidas pelos meliponicultores e seu foco comercial (mel, pólen, própolis, ninhos, polinização de cultivos agrícolas). No Brasil, a Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020, disciplina o uso e o manejo sustentável desses polinizadores e determina que as espécies criadas devem ocorrer naturalmente no local de instalação do meliponário.

Segundo essa Resolução, a responsabilidade de indicação dos Estados de ocorrência natural das espécies foi atribuída ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que, em novembro de 2021, publicou o Catálogo Nacional de Abelhas-Nativas-Sem-Ferrão por meio da Portaria nº 665.

Melipona subnitida

Com o objetivo de auxiliar na aplicação da Resolução CONAMA e do Catálogo, de forma a promover o manejo adequado das espécies de abelhas sem ferrão no Brasil, a A.B.E.L.H.A. desenvolveu as fichas catalográficas de espécies relevantes para a meliponicultura. As fichas possuem informações obtidas de literatura científica sobre 60 espécies manejadas no País, selecionadas do Catálogo.

Além de apresentar nomes científico e popular, contêm informações sobre a biologia e comportamento das espécies, imagens da entrada dos ninhos e de espécimes depositados na Coleção Entomológica “Prof. J.M.F. Camargo” (RPSP), da FFCLRP-USP. Grande parte das fichas também possui imagens de espécimes vivos, que preservam sua aparência natural.

O material é direcionado para quaisquer entusiastas das abelhas sem ferrão, interessados em conhecer mais sobre a riqueza de espécies e/ou em iniciar na meliponicultura. Além disso, facilita o acesso às informações sobre as espécies, de forma que usuários do Catálogo, sejam cidadãos ou agentes ambientais, possam verificar as características da espécie de interesse.