5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente 

A cada ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre a importância da fauna e da flora para o planeta. No último ano, o impacto da pandemia de covid-19 na vida das pessoas torna esse exercício de reflexão ainda mais necessário. 

plantar solo agua meio ambiente

A nossa saúde está diretamente relacionada à saúde do planeta. O surgimento de novos vírus e bactérias originários da vida selvagem tem ligação direta com o impacto da atividade humana na natureza. O avanço do desmatamento, em conjunto com a exploração desenfreada dos recursos naturais, faz com que os espaços humanos estejam cada vez mais próximos das áreas naturais, facilitando o contato com outros animais, que, até então, viviam isolados – e que, alguns, podem ser portadores de vírus.

A urgência da necessidade de conservar e reestabelecer áreas verdes no planeta é mais um atestado da importância da conservação das abelhas e da fauna polinizadora. As abelhas e outros insetos são fundamentais para o meio ambiente. Ao voarem de flor em flor para coletar alimento – néctar e pólen –, as abelhas podem realizar a polinização, etapa essencial para a geração de frutos e reprodução das plantas.

floresta amazonica 3

Tem assim início uma cadeia de eventos que é a base da vida no planeta. Os frutos servem de alimento para os herbívoros e as sementes, ao serem dispersas, se desenvolvem em novos indivíduos, garantindo a manutenção das populações de plantas com flores, que disponibilizam uma infinidade de recursos para os demais seres vivos que interagem com elas, como alimento e locais de abrigo e moradia. 

Com a floresta em pé, os demais serviços ecossistêmicos são garantidos, como a ciclagem de nutrientes, a qualidade dos corpos d’água, a formação de solos e o controle biológico de pragas. Assim, a polinização é essencial para a produção de alimentos, a exuberância das florestas, a regeneração de áreas degradadas e a conservação da biodiversidade. 

No mundo, cerca de 90% das plantas com flores dependem da polinização realizada por animais, chegando a 94% das plantas nas comunidades tropicais.

apis flor de macieira

Apesar dessa riqueza de polinizadores, as abelhas são os polinizadores mais eficientes, pois a maioria das espécies alimenta-se exclusivamente de recursos florais, assim, necessitam visitar as flores obrigatoriamente. Elas respondem pela polinização de mais de 50% das plantas das florestas tropicais e, no Cerrado brasileiro, podem chegar a polinizar mais de 80% das espécies vegetais.

É por essa razão que, neste Dia do Meio Ambiente, a A.B.E.L.H.A. convida a refletir sobre o papel de todos os seres vivos no planeta. Dos mais diminutos, como os insetos, até nós, humanos, cujas decisões cotidianas impactam diretamente nessa longa cadeia que sustenta a vida no planeta.