5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos propor uma reflexão sobre o papel de cada um de nós na conservação da biodiversidade, em especial, das abelhas sem ferrão. Mais que isso, queremos convidar a todos que, na medida do possível, dêem um passo além nesse sentido e ponham a mão na massa!

Em complementação ao Curso On-line de Meliponicultura – Embrapa/A.B.E.L.H.A., lançado nesta semana, já estão disponíveis no Youtube os primeiros vídeos mais curtos, de 5 a 10 minutos cada, mostrando o passo a passo de cada procedimento relacionado à prática da meliponicultura, que é a criação das abelhas sem ferrão. Elas são dóceis e podem ser criadas como hobby, mesmo em casa e centros urbanos, ou para fins comerciais, já que produzem méis especiais – alguns com grande valor de mercado.

“Neste momento de crise, em que precisamos ficar em casa, muitos de nós temos oportunidade de dar início a uma atividade nova. E a criação de abelhas sem ferrão, além de ser divertida, ainda contribui com o meio ambiente”, afirma Cristiano Menezes, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente na área de abelhas e polinização, e também membro do comitê científico da A.B.E.L.H.A… “Até crianças podem começar uma criação, já que essas abelhas são absolutamente inofensivas!”

“Queremos instigar a curiosidade das pessoas em relação às abelhas nativas sem ferrão, especialmente em crianças e jovens. O interesse das futuras gerações é um passo importante para conservar as abelhas e, consequentemente, o planeta”, enfatiza Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A..

Nesta primeira etapa, estão sendo lançados quatro vídeos para quem quer começar a criação, que ensinam como conseguir sua primeira colônia, como dividi-las e como colher o mel. Ao longo do ano serão lançados mais 20 vídeos, um a cada quinze dias, sobre os mais variados temas. Para receber as atualizações, basta se inscrever no nosso canal no YouTube.