Os insetos prestam um serviço ecossistêmico essencial para a biodiversidade, por polinizar não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres. Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependam, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes agentes.
Segundo a Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), mais de três quartos das culturas alimentares do mundo dependem pelo menos em parte da polinização por insetos e outros animais. Entre US$ 235 bilhões e US$ 577 bilhões do valor da produção alimentar global anual depende de contribuições diretas dos polinizadores.
“As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global. Mais de vinte mil espécies de abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda são desconhecidos. Só no Brasil já foram identificadas quase três mil espécies de abelhas. 80% delas são encontrados na Floresta Amazônica”, afirma Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa e membro do Conselho Científico da A.B.E.L.H.A..
Diante da relevância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto. Por isso, a A.B.E.L.H.A. e sua rede de parceiros aproveitam a data para reforçar o compromisso na promoção da conservação dos polinizadores, na busca por alternativas para a convivência harmônica e sustentável com a agricultura e na proteção de seu papel essencial na biodiversidade.
10 curiosidades sobre essas pequenas notáveis
- As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos
- Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.
- Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/hora
- As abelhas visitam quase quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel
- A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida
- A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões
- Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia
- Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.
- Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio
- Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu