Livro Abelhas sem ferrão do Brasil é lançado pela Edusp

livro abelhas sem ferrão do BrasilUma nova publicação sobre polinizadores foi lançada, em maio, pela editora da Universidade de São Paulo (Edusp). O livro Abelhas sem ferrão do Brasil, ricamente ilustrado, apresenta a diversidade de abelhas indígenas sociais sem ferrão, os meliponíneos.

Os autores Marilda Cortopassi-Laurino e Paulo Nogueira-Neto contam que o material nasceu de uma coletânea de imagens de diversos biomas brasileiros e da vontade de ampliar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão, que são dóceis e, muitas delas, produzem mel de excelente qualidade, além de serem polinizadoras importantes para culturas agrícolas e para a manutenção da biodiversidade.

Além de mostrar a beleza de algumas espécies, o livro de 124 páginas apresenta dados básicos úteis para iniciantes no estudo das abelhas sem ferrão do Brasil, e é ilustrado com dezenas de fotos das plantas melíferas, dos ninhos e de diferentes tipos de abelhas criadas em todo o País.

A publicação ainda traz um capítulo inteiro dedicado a curiosidades sobre esses insetos, construindo uma ponte entre o conhecimento acadêmico e a sociedade, especialmente os interessados nas abelhas.

O livro Abelhas sem ferrão do Brasil está disponível para encomenda no site da Livraria da Travessa.

Fonte: Edusp