XI Simpósio Internacional sobre Polinização aborda relação plantas-polinizadores

ICPPR 2018 groupO Berlin-Dahlem Botanical Gardens (Alemanha) recebe esta semana o XI Simpósio Internacional sobre Polinização, promovido pela Comissão Internacional para Relações Planta-Polinizador (International Commission for Plant-Pollinator Relationships – ICPPR).

O evento reúne palestras e workshops sobre os principais temas relacionados, a exemplo de ameaças aos polinizadores, caminhos para sua conservação, interação entre plantas e polinizadores e polinização de culturas agrícolas.

Na tarde desta quinta-feira (19), o pesquisador da Universidade Federal do Ceará Breno Freitas – membro do Comitê Científico do simpósio e conselheiro científico da A.B.E.L.H.A. – apresenta duas sessões sobre polinização de cultivos tropicais.

A diretora-executiva da A.B.E.L.H.A.., Ana Assad, que acompanha o simpósio, enfatizou a relevância do evento para a atualização científica. “Os debates estão bastante ricos  e mostram a importância da polinização e dos diversos polinizadores na conservação da biodiversidade, na produção agrícola e para a educação ambiental, além de corroborar a necessidade de geração de informação científica para subsidiar a tomada de decisão e a construção de políticas públicas que envolvam diferentes setores produtivos.”

Entre os membros do Comitê Organizador, estão presentes os chairs Carlos Vergara (Universidad de las Américas Puebla – México), Peter Kevan (University of Guelph – Canadá) e Jens Pistorius (Institute for Bee Protection – Alemanha), além de outros pesquisadores internacionais, como Márcia Maués, da Embrapa Amazônia Oriental.

No total, estão sendo realizadas 94 exposições orais e 26 pôsteres. Vele destacar a participação de 17 pesquisadores brasileiros.

ICPPR logoA ICPPR tem como objetivo promover e coordenar pesquisas sobre as relações entre plantas e abelhas, o que inclui estudos de plantas polinizadas por insetos, comportamento de forrageamento de abelhas, efeitos de visitas de polinizadores em plantas, manejo e proteção de insetos polinizadores, materiais coletados por abelhas em plantas e produtos derivados de plantas e modificados por abelhas.

Saiba mais sobre o simpósio no site do ICPPR.

Assista aqui as entrevistas com alguns dos pesquisadores que estiveram presentes no evento: