TV ABELHA

IUSSI 2018 – Cristoph Grünter

Pesquisador da Universidade de Mainz (Alemanha), Cristoph Grüter explica seu trabalho sobre a comunicação das abelhas melíferas, especialmente na busca por alimento.

Leia mais

IUSSI 2018 – Walter Farina

Walter Farina, da Universidade de Buenos Aires (Argentina), explica seu trabalho sobre o aprendizado individual e social nas abelhas melíferas.

Leia mais

IUSSI 2018 – Martin Giurfa

Martin Giurfa, professor da Universidade de Tolouse (França), explica o trabalho que realiza sobre a capacidade de aprendizado e memória de abelhas melíferas.

Leia mais

IUSSI 2018 – Natália Araújo

Natália Araújo, da Universidade de Liége (Bélgica), fala de seu estudo sobre como a genética influencia o comportamento de diferentes espécies de abelhas sem ferrão.

Leia mais

IUSSI 2018 – Denise Araújo

Denise Araújo, pesquisadora da Esalq/USP e uma das organizadoras do congresso, fala do simpósio sobre abelhas sem ferrão, que abordou temas sobre comportamento, uso sustentável na meliponicultura, aquecimento global e evolução desses insetos sociais. O simpósio teve apoio da A.B.E.L.H.A..

Leia mais

IUSSI 2018 – Rodolfo Jaffe

Rodolfo Jaffe, pesquisador do Instituto Tecnológico Vale em Belém (PA), avalia como a fragmentação de hábitat natural pode impactar o fluxo genético das abelhas sem ferrão.

Leia mais

IUSSI 2018 – Francis Ratnieks

O pesquisador Francis Ratnieks, da Universidade de Sussex (Reino Unido), fala da diversidade das abelhas sem ferrão no Brasil e da importância dos estudos com esses insetos sociais.

Leia mais

IUSSI 2018 – Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira, da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), explica sobre seu trabalho de pesquisa em comunicação entre rainhas e operárias nas colônias.

Leia mais

IUSSI 2018 – Tiago Carrijo

O pesquisador Tiago Carrijo, da Universidade Federal do ABC, explica sobre seu trabalho em educação ambiental para produtores rurais sobre serviços ecossistêmicos de abelhas e cupins.

Leia mais

IUSSI 2018 – Eduardo Almeida

Eduardo Almeida, pesquisador da USP São Paulo, fala das mais de 550 espécies conhecidas de abelhas sem ferrão e da importância de conhecer a diversidade desses insetos para o estudo de sua evolução.

Leia mais