Seagro Tocantins participa de ciclo de palestras sobre abelhas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) participou no último dia 28 de mais um ciclo de palestras sobre a importância e a conservação das abelhas. Na oportunidade, o presidente da Cooperativa de Apicultores do Tocantins, Antonildo de Medeiros, ministrou uma apresentação sobre Apicultura e Cooperativismo no Tocantins: Realidade e Perspectivas.

A diretora de Políticas Públicas para a Pecuária da Seagro, Érika Jardim, afirmou que a apicultura é uma atividade basicamente realizada por pequenos produtores e agricultores familiares, e que estes precisam se unir para fortalecer a atividade. “A gente entende que é muito importante essa discussão sobre fortalecimento das organizações locais para o crescimento da apicultura e que, sem o fortalecimento da atividade, ela tem sucesso”, opinou.

Os ciclos de palestras são realizados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pelo Grupo de Pesquisa, Biologia, Conservação e Manejo das Abelhas; em parceria com a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).

Entre outros temas, a programação incluiu temas sobre biologia das abelhas, incluindo plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e conservação, biodiversidade, produtos e legislação. A última palestra deste ano será realizada em 5 de dezembro.

Fonte: Governo do Tocantins – Eliane Tenório