São Paulo realiza o VIII Encontro Paulista de Biodiversidade

O VIII Encontro Paulista de Biodiversidade – Sistemas Agroflorestais e Agroecologia será realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2016 na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em São Paulo.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio de sua Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, promove o evento anualmente desde 2008.

O objetivo é “reunir academia, sociedade civil e governo, promovendo o debate em torno das questões mais relevantes a respeito da biodiversidade, e constituindo um fórum importante para a proposição de novas estratégias e políticas para a conservação e recuperação da biodiversidade em São Paulo”.

O evento visa levantar subsídios para incentivar Sistemas Agroflorestais (SAF) como atividade econômica – alternativa para o Programa de Regularização Ambiental e ferramenta para a restauração ecológica –, bem como discutir a utilização da agroecologia como meio de promoção de restauração ecológica em larga escala, sem a utilização de herbicidas, além de debater a importância ecológica e econômica dos polinizadores para a segurança alimentar e biodiversidade.

“Aspectos socioeconômicos e ambientais de SAF e Agroecologia”, “Experiências exitosas de restauração e agrofloresta em larga escala”, “Operacionalização de SAFs em diferentes escalas” e “SAFs e Polinizadores” serão os temas das mesas-redondas.

Haverá também apresentações sobre tecnologias disponíveis para a restauração de base agroecológica.

Mais informações: www.ambiente.sp.gov.br/eventos/2016/09/05/convite-27092016/

Fonte: Agência Fapesp