Saiba mais sobre a Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES)

A Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ou IPBES (na sigla em inglês), é um painel intergovernamental independente aberto a todos os países-membros das Nações Unidas. Criado em abril de 2012, é o principal órgão intergovernamental para avaliar o estado da biodiversidade do planeta, seus ecossistemas e os serviços essenciais que prestam à sociedade.

O órgão teve sua implantação definida em junho de 2010 em uma reunião em Busan (Coreia do Sul) e sua criação foi ratificada em outubro de 2010, durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), realizada em Nagoya (Japão) e, posteriormente, referendada na Reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O IPBES fornece um mecanismo reconhecido pelas comunidades científica e política para sintetizar, analisar, revisar e avaliar criticamente as informações e os conhecimentos relevantes em todo o mundo gerados por governos, universidades, organizações científicas, organizações não-governamentais e comunidades indígenas. Trata-se de um grupo que tem como objetivo reforçar a capacidade para o uso efetivo da ciência na tomada de decisões em todos os níveis.

Fonte: Da Redação, com base em Portal Eco-D e IPBES