Projeto no ES vai recuperar mata nativa para proteger as abelhas

Projeto no ES vai recuperar mata nativa para proteger as abelhas

Uma pequena abelha sem ferrão tem papel importante na conservação do bioma da Mata Atlântica. A Melipona capixaba, conhecida popularmente como “uruçu-negra”, “uruçu-preta” ou “uruçu-capixaba”, hoje corre o risco de extinção. Para reverter esse quadro, o Projeto Uruçu Capixaba propõe a integração da proteção da Mata Atlântica no município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, em conjunto com a preservação da espécie nativa, fatores considerados interdependentes por cientistas.

Um dos fatores que tornam a Melipona capixaba uma espécie vulnerável é o avanço do desmatamento no bioma. A estimativa é de que os remanescentes da Mata Atlântica representem menos de 8% da sua área original. A utilização de defensivos agrícolas, a retirada dos ninhos de abelhas sem ferrão na natureza e brechas na atual legislação que inibe a expansão da meliponicultura responsável são outros fatores de destaque.

Por este motivo, o projeto do Instituto Brasileiro do Mar (IBRAMAR), com patrocínio da Petrobras, tem como objetivo proporcionar medidas integradas de restauração florestal que irão permitir traçar estratégias de conservação das abelhas nativas, com destaque para a Melipona capixaba, que tem grande importância para polinização da Mata Atlântica. A ação engloba o plantio de mudas nativas e melíferas, revitalização de nascente e implantação de caixas secas para contenção da erosão nos córregos locais.

O projeto também inclui uma campanha de conscientização dos agricultores e estudantes locais, por meio de cursos de capacitação e educação ambiental. Serão realizadas visitas técnicas nas comunidades abrangidas pelo projeto, nas quais os participantes aprenderão a identificar as principais espécies de melíponas existentes na região. Também serão disseminadas boas práticas no uso de defensivos agrícolas, com uso de técnicas sustentáveis que não eliminem as abelhas nativas.

O projeto será desenvolvido na RPPN Uruçu Capixaba, e nas comunidades de São Bento do Chapéu e Paraju (comunidade Recanto Feliz), no município de Domingos Martins.  A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é de propriedade do Instituto Ibramar, instituída através da Portaria conjunta SEAMA/IEMA Nº 003-R, de 29 de março de 2016, e fica localizada na comunidade de Soído, no município serrano.

O Projeto Uruçu Capixaba busca ampliar o êxito obtido através do Projeto Recanto Feliz, também patrocinado pela Petrobras que, entre setembro de 2013 e setembro de 2015, promoveu a conservação dos recursos naturais em área de preservação permanente (APP). A iniciativa foi a vencedora do Prêmio Ecologia 2014 na categoria Experiência de Sucesso, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo (Seama).

Fonte: ESHOJE