Produção de mel é fonte de renda para moradores do Sertão de PE

A apicultura (criação de abelhas para extrair mel ou própolis) é praticada em diversos municípios do Sertão de Pernambuco e serve como fonte de renda para os moradores da região. De acordo com dados da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o Brasil produz cerca de 30 quilos de mel por colmeia por ano. A quantidade varia a depender da região, florada, nível tecnológico, condições climáticas, entre outros.

Morador de Araripina, no Sertão do Araripe, Edmilson Alves de Sousa, 53 anos, é apicultor há cerca de 11. Ele é presidente de uma associação que reúne 39 apicultores do Sítio Riacho Fundo, localizado no distrito de Gergelim. “Em 2016, foram em torno de 19 toneladas de mel retiradas”, conta Edmilson, referindo-se aos números do recolhido por todos os apicultores da associação.

Juntos, os produtores têm aproximadamente 2.900 colmeias e comercializam mel e própolis em uma loja mantida pela associação na cidade. O mel é vendido em garrafas e baldes em Araripina, Ouricuri, outros municípios da região e até no Piauí. “Estamos assinando um pré-contrato com uma empresa de Santa Catarina para vender para lá também”, comemora.

mel-3-red

Investimentos

Cerca de 500 famílias já foram beneficiadas, no período de 2012 a 2016, por ações de incentivo à apicultura realizadas pela Codevasf. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI), foram investidos cerca de R$ 7,5 milhões para a construção de unidades de extração e beneficiamento de mel e a doação de equipamentos e kits apícolas, capacitações e acompanhamento das ações.

Os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Moreilândia, Petrolina, Quixabá, Santa Filomena e Serra Talhada receberam 250 kits de produção familiar. Em Afogados da Ingazeira, Inajá, Moreilândia, Araripina e Santa Filomena foram construídas sete unidades de beneficiamento de mel. Em Petrolândia, os apicultores serão beneficiados com duas unidades de beneficiamento do produto, que estão em fase de conclusão. Já em Manari, a unidade foi reformada.

 Fonte: NE10