Polinizadores no oceano? Cientistas identificam as “abelhas do mar”

Em geral, escondidos de nossos olhos e ainda pouco estudados, os ecossistemas marinhos formam um oceano de surpresas para os cientistas, e isso não é um exagero.

Pela primeira vez, um grupo de pesquisadores descobriu que os oceanos possuem polinizadores que realizam o mesmo trabalho das abelhas na terra, contribuindo para a manutenção e a promoção da biodiversidade marinha.

carcinus_maenas_zoea_larva
Crédito: Wikimedia Commons

Os benfeitores em questão são pequenos crustáceos e anelídeos que, em suas andanças diárias em busca de alimento, ajudam a carregar o pólen das flores masculinas de ervas marinhas para os receptores das flores femininas, facilitando o processo de reprodução vegetal.

A recente descoberta, publicada na revista Nature Communications, revelou-se um marco para a zoologia aquática. Isso porque, até então, os cientistas acreditavam que a tarefa de espalhar o pólen de tais plantas era realizada apenas pelas correntes oceânicas.

Entre 2009 e 2012, os pesquisadores da Universidade Autônoma do México filmaram a atividade noturna desses invertebrados entre ervas conhecidas como grama-tartaruga (Thalassia testudinum). Eles repararam que os crustáceos visitavam mais as plantas de flores masculinas que tinham pólen do que as que não tinham.

Veja no vídeo, em inglês, feito pela universidade mexicana:

 

 

Para confirmar a ocorrência do processo de polinização, os cientistas então colocaram uma variedade de pequenos crustáceos em um aquário com a grama-tartaruga. Em minutos, foi observada a presença de pólen nas flores femininas. O mesmo não ocorreu no aquário de controle, onde os invertebrados não estavam presentes.

zoea-stage_larva-
Crédito: NOAA/ Wikimedia Commons

Até agora, este processo só foi observado em grama-tartaruga, que tem flores grandes. Os pesquisadores ainda precisam descobrir se processo semelhante ocorre com outras 60 espécies de plantas marinhas.

Os prados de ervas marinhas são um ecossistema muito importante para as zonas costeiras. Eles fornecem abrigo e comida para uma variedade de animais, de invertebrados minúsculos aos peixes grandes, caranguejos, tartarugas e aos pássaros.

O artigo Experimental evidence of pollination in marine flowers by invertebrate fauna  está disponível em Nature Communications.

Fonte: Exame.com – Por Vanessa Barbosa