Parasita pode ser responsável pelo desaparecimento de abelhas na Nova Zelândia

Um novo parasita que ataca abelhas foi identificado na península de Coromandel, uma das várias regiões em torno da Nova Zelândia, e é o possível responsável pela perda de milhares de colônias de abelhas produtoras de mel desde o ano passado.

O Lotmaria passim, um parasita que ataca o intestino das abelhas, foi descoberto por uma equipe de pesquisadores norte-americanos cerca de seis meses atrás. Sua presença foi confirmada nas colmeias Coromandel e deixou os apicultores em alerta, já que temem outro grande desafio de biossegurança para a sua indústria, ameaçada pelo ácaro varroa que chegou à Ilha do Norte em 2000.

Os levantamentos indicam que até 95% das abelhas em cada colmeia desapareceram sem deixar rastro, com perdas de produção entre 40% e 65% para muitos apicultores comerciais.

Significativamente, sobreviventes das colônias registraram níveis elevados de Nosema apis e Nosema ceranae, parasitas unicelulares que também atacam o intestino das abelhas.

O Nosema ceranae só foi identificado em abelhas ocidentais há uma década, e apareceu pela primeira vez na Coromandel em 2010. Ele tem sido identificado como uma possível causa do Distúrbio do Colapso das Colônias (DCC) nos Estados Unidos – embora não seja consenso, já que ele também é encontrado em colônias de abelhas saudáveis.

O pesquisador Mark Goodwin (Plant and Food Research – NZ) , que está estudando os casos,  avalia que as circunstâncias foram muito semelhantes à DCC, porém com uma diferença notada até o momento. “Os episódios de DCC ocorreram geralmente no outono, enquanto as perdas de abelhas em Coromandel ocorreram na primavera; se isso é significativo ou não, nós não sabemos nesta fase”.

Entretanto, ele ressalta: “não há nenhuma razão para dar o alarme, porque não sabemos o que está causando o problema atual.”

Fonte: NZ Farmer