Outubro 3 – Dia Nacional das Abelhas

Cuide do seu jardim e elas virão até você

Você já sabe que as abelhas são as maiores polinizadoras do planeta, sendo responsáveis de forma direta ou indireta por mais de 70% da alimentação humana, de acordo com dados das Nações Unidas. E, que sem elas, diversas produções como morango, maracujá e castanheira diminuiriam radicalmente. E que por tudo isso, vale a pena refletir sobre essas pequenas notáveis e entender o que cada um de nós pode fazer nas cidades em prol das abelhas.

A associação A.B.E.L.H.A listou algumas ideias simples, que estão ao alcance de todos:

1) Um jardim amigo dos polinizadores
Além de plantar flores silvestres, frutas e vegetais, é necessário lhes fornecer água e abrigo, e também, permitir que os jardins locais detenham uma pequena fauna.

2) Flores de todas as cores
Entre as favoritas das abelhas estão; manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis entre outras.

3) Plantas apícolas
Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, Sapateira e Urucu são conhecidas por atrair as abelhas.

4) Gentileza gera gentileza
Muitas pessoas hesitam em atrai-las para o jardim, temendo ser picadas. A verdade é que as abelhas sem ferrão, presentes em todo o território nacional, são criaturas gentis que estão simplesmente em busca de água e alimento. E, quem não tem um jardim, nem mesmo uma horta vertical, pode se engajar em um projeto comunitário.

5) Educação ambiental para a comunidade
Leve a cultura de manter ambientes propícios e atraentes para abelhas e outros polinizadores aos seus vizinhos. A vida agradece!