Odores de flores reduzem a resposta agressiva das abelhas frente a ameaças

odores de flores

Odores florais que despertam o apetite das Apis mellifera são capazes de reduzir a agressividade desses insetos quando a colmeia está em perigo. Um estudo publicado pela Nature Communications em dezembro revelou que certas substâncias químicas florais têm efeito no comportamento das abelhas diante de ameaças.

Diante de uma ameaça externa, as abelhas recrutam suas companheiras para a defesa por meio da liberação de um feromônio de alarme (isoamyl acetato). Os pesquisadores observaram que a presença dos compostos linalol e 2-fenil-etanol, além de lavanda, é associada pelas abelhas a recompensas e alimentos, e tal percepção é mais potente para os sentidos dos insetos do que os feromônios. Desta forma, a resposta das abelhas ao chamado para a defesa das colmeias e, portanto, sua agressividade, é reduzida.

O linalol e o 2-fenil-etanol são óleos essenciais e emitem odor floral. O linalol tem ainda um toque picante e é um componente do aroma da lavanda, que também foi percebido fortemente pelas abelhas. Outros aromas como o limoneno, o principal odor exalado pelos cítricos, não tiveram efeito constatado no estudo.

Fonte: DW