O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente

O que o brasileiro pensa sobre meio ambiente

15 de julho de 2016

Questões ambientais e de sustentabilidade estão na pauta do cotidiano. No entanto, é preciso saber o que as pessoas pensam sobre meio ambiente e como reagem a questões que estão cada vez mais presentes no dia a dia.

O instituto de pesquisa Market Analysis dedicado ao estudo de temas como responsabilidade social, sustentabilidade e consumo consciente elaborou uma pesquisa detalhada para saber qual a percepção dos desafios ambientais e como as pessoas reagem.

Tecnologias para ajudar a ter um estilo de vida sustentável e diminuir o impacto ambiental já são parte deste contexto, assim como a preocupação crescente das instituições sociais e governamentais nesta área de atuação. Mas o que pensa o brasileiro desde uma perspectiva individual sobre estas iniciativas? Existe consciência ambiental na sociedade?

A pesquisa “Entendendo o Contexto da Opinião Ambiental”, divulgada esta semana pelo Instituto Market Analysis mostra que temas como Poluição de rios, lagos e oceanos; Poluição do ar em geral; Escassez de água potável; As emissões de gases dos automóveis; Mudanças climáticas/aquecimento global; e A diminuição dos recursos naturais são considerados de extrema gravidade por mais de 90% dos entrevistados.

No entanto, as reações em relação às soluções ainda são bastante díspares, com uma parte das pessoas considerando que a inovação tecnológica vai ajudar a superar essas questões, enquanto outra parte acredita que é necessária uma mudança de comportamento.

Outro dado interessante é sobre os atores que podem ajudar a resolver os problemas. A maior parte das pessoas não acredita que governos possam solucionar essas questões e colocam uma maior confiança em organizações sociais e empresas.

Leia a íntegra da pesquisa Entendendo o Contexto da Opinião Ambiental.

Fontes: Market Analysis e Envolverde

 

 

 

Compartilhe: