Notícias

Pra marcar na folhinha: calendário 2019 da A.B.E.L.H.A.

Ricamente ilustrado, o material reúne dados sobre plantas nativas do Brasil de interesse das abelhas para busca de alimento.

Leia mais

BPBES/REBIPP – Maior parte dos cultivos agrícolas do País depende de polinizadores

Relatório da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador é pioneiro no País e traz o primeiro serviço ecossistêmico como temática

Leia mais

Apicultura estimula geração de renda no Sertão

Em Carnaíba, a 394 quilômetros do Recife, a atividade vem sendo desenvolvida pela associação de apicultores em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.

Leia mais

Especial sobre abelhas na Sociobiology

Em comemoração a seu 6º ano de publicação no Brasil, o periódico reúne 32 artigos científicos em torno do tema.

Leia mais

Cidades são chave para conservação de polinizadores

A conclusão é parte de um estudo em larga escala que avaliou os principais usos da terra urbana e seus impactos sobre os polinizadores em 360 localidades no Reino Unido.

Leia mais

Unesp Rio Claro e UFSCar realizam evento sobre toxicidade em abelhas sem ferrão

Workshop em Rio Claro irá colaborar para criar metodologia mundial de avaliação de risco.

Leia mais

Geleia real pode ter a chave para combater doenças degenerativas

Proteína presente na geleia real é capaz de ativar uma rede de genes que reforça a capacidade de renovação das células-tronco. Pesquisadores da Universidade de Stanford também encontraram em humanos uma proteína com estrutura semelhante, que ganhou o nome de Regina (rainha, em latim).

Leia mais

Projeto quer plantar 1 bilhão de árvores no Brasil até 2030

Campanha busca mobilizar pessoas e empresas em prol da vegetação nativa. Déficit de vegetação nativa no Brasil é de cerca de 21 milhões de hectares, quase o tamanho total do Reino Unido, afirma a TNC.

Leia mais

Zangões equipados com sensores monitoram umidade e temperatura das lavouras

Pesquisador Shyam Gollakota, da Universidade de Washington, explica que, além de os insetos terem autonomia de vôo, ao contrário dos drones, eles podem levar uma “mochila” com uma minúscula bateria a ser recarregada à noite, enquanto as abelhas estiverem nas colmeias.

Leia mais

Pesquisadores desenvolvem “vacina” para abelhas

Ela inocula abelhas contra a foulbrood americana, uma doença disseminada globalmente que pode matar colônias inteiras e cujos esporos podem permanecer viáveis por mais de 50 anos.

Leia mais