Livro reúne o que a ciência sabe sobre a relação entre abelhas e soja

44-anos-Embrapa-3A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou, na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, a edição em português do livro “Soja e Abelhas”. A publicação, desenvolvida com o apoio da A.B.E.L.H.A., foi divulgada durante solenidade de aniversário de 44 anos da Embrapa, na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). 

 

De autoria do pesquisador Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja, a obra reúne uma ampla revisão bibliográfica envolvendo a informação científica disponível sobre as relações entre a cultura da soja e as várias espécies de abelhas. “A publicação traz uma contribuição à agricultura ao detalhar a viabilidade em conciliar os sistemas de produção de soja com o serviço ecossistêmico de polinização, servindo como um indicador da preocupação do agronegócio brasileiro com a sua sustentabilidade”, destaca o pesquisador, que é também conselheiro científico da A.B.E.L.H.A.. 

 

Decio-Gazzoni-lancamento-livro-EmbrapaA Embrapa vem se dedicando a estudar e quantificar a contribuição dos polinizadores e propor adaptações aos sistemas de produção para facilitar o serviço de polinização. O tema é uma das atividades de um projeto de pesquisa em rede, da qual o autor participa. “Estamos pesquisando para esclarecer os aspectos ainda desconhecidos dessa relação entre soja e abelhas, assim como desenvolver ou adaptar novas tecnologias que resultem em um sistema de produção mais favorável aos polinizadores”, ressalta Gazzoni.

 

A publicação impressa “Soja e Abelhas” pode ser adquirida na Livraria da Embrapa (www.embrapa.br/livraria), mas o livro também conta com uma versão em E-book (www.embrapa.br/sojaeabelhas), cujo acesso é gratuito.

 

Versão em inglês

 

O livro foi publicado originalmente em inglês, atendendo a uma demanda da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para distribuição no exterior. Seu lançamento ocorreu como parte das atividades brasileiras durante a 9ª Conferência de Ministros de Agricultura do Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura (GFFA), em Berlim, na Alemanha, em janeiro deste ano.