Livro Insetos de Importância Econômica tem edição ampliada

capa livro Insetos Importância Econômica UnespA Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) acaba de lançar uma edição revisada, ampliada e com capa dura do livro Insetos de importância econômica: guia ilustrado para a identificação de famílias, lançado originalmente em 2011. A obra disponibiliza informações completas e atuais para auxiliar estudantes, pesquisadores e demais interessados na área de Entomologia a identificar de maneira precisa os insetos de importância econômica.

Escrito pelos professores Luiz Carlos Forti e Edson Luiz Lopes Baldin da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu, Maria Christina de Almeida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Ricardo Toshio Fujihara, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o livro utiliza macrofotografias em alta resolução, chaves ilustradas e esquemas que facilitam o processo de identificação e complementam o estudo da Entomologia Geral.

A grande biodiversidade, a escassez de informação disponível e mesmo o tamanho reduzido dos insetos, tornam lento e trabalhoso o processo de identificação dos insetos de importância econômica. A ideia da elaboração de um livro que reduzisse as dificuldades mencionadas, surgiu a partir da dissertação de mestrado de Fujihara, em que ele desenvolveu um sistema, em mídia digital, para a reprodução das chaves dicotômicas em formato HTML, com baixo custo e utilizando imagens de ótima qualidade.

Convertida em publicação, essa forma mais prática e didática de disponibilizar a informação, é o grande diferencial da obra. Nos três primeiros capítulos são abordados conhecimentos gerais sobre morfologia, reprodução e desenvolvimentos dos insetos. O capítulo 4 contempla a “Chave para ordens da Classe Insecta”.

A partir do quinto capítulo até seu final, o livro traz descrições das principais ordens e famílias de insetos de importância econômica que ocorrem no Brasil, com chaves para sua identificação. Até mesmo algumas famílias que não apresentam interesse econômico, mas são de ocorrência comum nas coleções entomológicas, estão no livro para, através da comparação, auxiliar o processo de identificação dos insetos. A obra apresenta também um glossário, que facilita a compreensão e o entendimento da terminologia utilizada.

O livro pode ser adquirido diretamente na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) na Fazenda Experimental Lageado, em Botucatu (SP), ou através do e-mail eventos@fepaf.org.br.

O preço é R$ 120,00, com desconto de 20% para estudantes.

Fonte: Fepaf