I Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Bragança Paulista

O I Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Bragança Paulista foi realizado na última sexta-feira (1 de dezembro), no Centro de Capacitação e Treinamento em Agronegócio (CCTA), nas dependências do Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta).

O evento teve por objetivo intensificar o conhecimento sobre o tema para os produtores e interessados na criação de abelhas. O encontro é uma realização do Sindicato Rural de Bragança Paulista e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com apoio da Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios.

Os quarenta participantes de toda a região tiveram 5 palestras ministradas por especialistas no assunto e prestigiaram uma exposição fotográfica “Abelhas uma fonte de Vida”, do fotógrafo Sidney Cardoso, campeão nacional de fotografia de abelhas.

O presidente da Associação dos Apicultores da região de Bragança Paulista, Deoclides da Silveira Pinto, disse que é importante disseminar esse conhecimento para que a população saiba da importância da abelha no campo, na agricultura e nos agronegócios através da polinização, além dos subprodutos que ela oferece como o mel, a própolis, entre outros.

Alcindo Alves, presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo (FAAMESP), representante da Câmara Setorial do Mel, em Brasília, e da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), realizou a primeira palestra do dia e destacou que é preciso intensificar cada vez mais o conhecimento sobre apicultura e meliponicultura para expandir este ramo de atividade a cada vez mais pessoas.

Fonte: Portal Bragança