Filapi 2018 – Congresso no Uruguai debate a apicultura sustentável

logo Filapi 2018Está sendo realizado no Uruguai, até domingo, o Filapi 2018, XIII Congresso de Apicultura da Federação Latino-Americana de Apicultura.

Organizado pela Sociedade Apícola do Uruguai e pela Associação Rural do Uruguai, o Congresso reúne apicultores latino-americanos e de outras regiões, bem como empresas e instituições acadêmicas vinculadas ao setor apícola.

“Temos a convicção de que o esforço conjunto de apicultores, comerciantes dos produtos da colmeia, extensionistas, acadêmicos focados na apicultura, autoridades dos governos e outros representantes que incidem na sustentabilidade da apicultura permitirá retornar a uma produção apícola rentável e benéfica para a saúde humana e ambiental”, afirma Ruben Riera, Presidente do Comitê Organizador.

Na abertura do Congresso, foram tratados temas como mudanças climáticas, convivência harmônica com a agricultura e qualidade do mel, além de entraves para sua comercialização.

abertura Filapi 2018Contexto

A apicultura uruguaia se iniciou em 1834, quando chegaram no país as abelhas melíferas europeias. Desde então, esteve em permanente expansão alcançando no último ano 590 mil colmeias, 3.100 apicultores e uma produção de 12 mil a 14 mil toneladas de mel por ano.

Mais informações sobre o Congresso estão disponíveis no site oficial do Filapi 2018.