ARTIGOS

ENTREVISTAS

png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAUQAAADrAQMAAAArGX0KAAAAA1BMVEWurq51dlI4AAAAAXRSTlMmkutdmwAAACBJREFUaN7twTEBAAAAwiD7pzbEXmAAAAAAAAAAAACQHSaOAAGSp1GBAAAAAElFTkSuQmCC

“A apicultura atende, plenamente, o tripé da sustentabilidade”

O Presidente do Comitê Executivo da A.B.E.L.H.A., Daniel Cavalcante, avalia o mercado de mel no Brasil e fala da importância da apicultura como atividade geradora de renda, promotora da conservação da biodiversidade e da produção de alimentos.

Tangerina

A tangerineira, árvore originária do Sudeste da Ásia, é um cultivo essencialmente dependente da visita de insetos polinizadores, principalmente as abelhas, para a fecundação das flores. Isso significa que, se todo um pomar fosse isolado e suas flores não recebessem visitas de seus polinizadores, haveria uma redução de mais de 90% na produção de tangerinas.

Veja também

Caqui

Arvore originada da China, o caquizeiro tem uma biologia floral muito peculiar: dependendo da variedade, pode apresentar três tipos de flores (femininas, masculinas e hermafroditas) na mesma planta ou apenas um tipo.

Abacate

Árvore originada do México e naturalizada no Brasil, o abacateiro (Persea americana) é um cultivo altamente dependente de polinização cruzada para a fecundação das flores e necessita da visita de animais polinizadores para gerar frutos.

POLINIZAÇÃO

De flor em flor

Produção agrícola

MEL & CIA.

Como é feito

Que ele é doce, todo mundo sabe. Que é alimento rico em nutrientes, muita gente sabe. Mas há alguns outros aspectos interessantes sobre o mel produzido pelas nossas amigas abelhas. Aliás, você sabia que elas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos?...

Pesquise na A.B.E.L.H.A.

Criação

Histórico

Manejo produtivo

Boas práticas apícolas

Apiário Experimental I

Outras Notícias

A.B.E.L.H.A., Embrapa Meio Ambiente e Senar ensinam sobre como instalar um meliponário

Na cartilha, o público terá acesso aos detalhes das abelhas sem ferrão, os materiais básicos usados na meliponicultura, os tipos de meliponários, como adquirir e realizar a distribuição das colônias.

Vera Imperatriz-Fonseca, referência em pesquisa com abelhas nativas, é eleita como titular da Academia...

Professora da Universidade de São Paulo e membro do Comitê Científico da A.B.E.L.H.A., Vera foi coautora da Declaração de São Paulo para os Polinizadores, que originou a Iniciativa Internacional de Uso Sustentável e Conservação dos Polinizadores.

Conbrapi 2023 debate o futuro da apicultura e da meliponicultura no Brasil

A A.B.E.L.H.A. vai apoiar a participação no evento de alguns cientistas que são referência na pesquisa sobre abelhas e polinizadores no Brasil. Conbrapi será realizado em Brasília (DF) de 24 a 26 de novembro.