Exposição de insetos do Instituto Biológico apresenta abelhas sem ferrão

A exposição “Planeta Inseto”, do Museu do Instituto Biológico, em São Paulo, abriu em dezembro o novo espaço Recanto das Abelhas, que abriga oito colmeias das espécies jataí, iraí, mandaçaia e uruçu-amarela, abelhas sem ferrão nativas do Estado de São Paulo.

O espaço integra a exposição mantida há quatro anos pelo Instituto Biológico, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Planeta Inseto tem outras 24 atrações. De forma interativa, o público recebe informações sobre o quanto esses animais estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana.

O Instituto Biológico também lançou o livro Planeta Inseto, de autoria de pesquisadores da instituição. A publicação contempla diversas informações sobre entomologia – a ciência que estuda os insetos –, controle biológico e biodiversidade, além de conteúdos sobre a importância dos insetos para a saúde pública e ambiental e suas organizações sociais.

A exposição é certificada pela norma ISO 9001:2008 para divulgação científica e cultural em entomologia e tem autorização de manejo e exposição de insetos emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

Mais informações em www.biologico.sp.gov.br/museu.

Fonte: Agência Fapesp e Secretaria de Agricultura de SP – 25 de março de 2015