Alessandro Cruvinel

Vamos falar de Bioeconomia e Bioinsumos?

Os conceitos não são novos, mas a ciência e a tecnologia ampliaram — e muito — as possibilidades de uso de produtos e tecnologias mais sustentáveis no agronegócio brasileiro. Confira a entrevista com Alessandro Cruvinel, Presidente do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos, sobre o potencial do Brasil na adoção, no desenvolvimento e na produção de insumos biológicos.

O que está em pauta na Conferência da Biodiversidade da ONU

A pesquisadora Vera Lucia Imperatriz Fonseca, Profa. Titular Senior do Instituto de Biociências da USP e conselheira científica da A.B.E.L.H.A., explica o que é a Conferência, a importância da ciência nas medidas de conservação da biodiversidade global e como os polinizadores são essenciais nesse processo.

É do Brasil! Saiba mais sobre a espécie de abelha descoberta em Goiás

A A.B.E.L.H.A. conversou com os pesquisadores envolvidos no estudo e com a responsável pela implantação do programa que foi ponto de partida para o monitoramento da diversidade de polinizadores no entorno da propriedade, e que culminou com o registro da Ceratina fioreseana.

‘Uma oportunidade única para o engajamento do público com a ciência’

Em entrevista para Agenda Arte e Cultura, portal da Universidade Federal da Bahia, a pesquisadora Blandina Viana fala sobre a ciência cidadã em tempos de pandemia e como o investimento em ciência e tecnologia é chave para o enfrentamento de desafios globais
meliponicultura

Entrevista com Carlos Alberto Bastos, presidente da Associação Apícola do Distrito Federal

Programação científica do maior evento de apicultura e meliponicultura do País está em fase final e deve ser anunciada em poucas semanas. A A.B.E.L.H.A. conversou com um dos organizadores do evento, Carlos Alberto Bastos, presidente da Associação Apícola do Distrito Federal.

Série Chamada Pública CNPq – Marina Wolowski

Projeto que busca estimar o papel das abelhas na polinização do café arábica no Sul de Minas é um dos selecionados por meio da Chamada Pública nº32/2017 do CNPq e financiados em parceria entre CNPq, Ibama, MCTIC e A.B.E.L.H.A..

Série Chamada Pública CNPq – Márcia Maués

“Como o açaí contribui de forma importante para a economia e a segurança alimentar das comunidades locais, é essencial identificar abordagens de manejo que protejam a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos que sustentam a produção de frutos”. A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental Márcia Maués conta detalhes da pesquisa que busca, entre outros aspectos, identificar o potencial dos polinizadores para melhorar o rendimento de frutos do açaí.

Série Chamada Pública CNPq – Maria Cristina Gaglianone

A pesquisadora Maria Cristina Gaglianone, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, fala sobre o projeto que busca identificar os principais polinizadores do café. Embora não seja uma cultura dependente de polinização, estudos científicos apontam que a presença de polinizadores nos cafezais pode aumentar em até 28% a rentabilidade do produtor.

Série Chamada Pública CNPq – Eduardo Almeida

Série Chamada Pública CNPq/MCTIC/IBAMA/A.B.E.L.H.A.- Eduardo Almeida Projeto busca expandir o conhecimento científico sobre abelhas em plataformas digitais Em tempos atuais, nos quais a informação está ao alcance das mãos em qualquer lugar, são fundamentais as iniciativas...

Série Chamada Pública CNPq – Airton Carvalho

Para o pesquisador Airton Carvalho, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, compreender a dinâmica da ocorrência de pragas e doenças em colônias de abelhas sem ferrão é fundamental para o futuro da meliponicultura e para a conservação das espécies. Esse é o mote do projeto de pesquisa selecionado por meio da Chamada Pública nº32/2017 do CNPq e financiados em parceria entre CNPq, Ibama, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.).