Embrapa realiza dia de campo sobre abelhas sem ferrão e agroecologia

A agroecologia, as abelhas sociais nativas do Brasil e os aspectos relacionados com a criação das Abelhas sem Ferrão (ASF), denominada de Meliponicultura tem despertado o interesse de um público cada vez mais amplo. Por conta disso, a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) irá realizar, em 30 de novembro, dia de campo sobre o uso integrado de abelhas sem ferrão em sistemas agroecológicos de produção, em parceria com Rede de Agroecologia do Leste Paulista e Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo (Amesampa).

Coordenado pelos pesquisadores Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, da Embrapa Meio Norte (Teresina, PI), lotado na Embrapa Meio Ambiente e Katia Braga, da Embrapa Meio Ambiente, o objetivo é o de promover espaços de intercâmbio de experiências e aprendizagem sobre a importância ecológica das abelhas sem ferrão, as técnicas de manejo para a sua criação racional e as diversas possibilidades de usos e produtos associados aos Sistemas Agroecológicos.

Nesse contexto, o dia de campo buscar reunir meliponicultores, apicultores, agricultores, técnicos, estudantes e o público interessado nessa temática.

“Em um ambiente de troca de saberes e vivências práticas, possibilitada pelo Meliponário-Experimental-Escola e do Sistema Agroflorestal – Abelhas, ambos instalados no Sítio Agroecológico da Embrapa Meio Ambiente, pretende-se que ao longo do dia, os principais temas relacionados com essas duas áreas possam ser abordados e discutidos de forma prática com os participantes”, explica Camargo.

A importância do evento é enfatizada pelo fato de que, nos últimos anos, os temas abelhas, polinização e a relação desses polinizadores com a agricultura tem tido destaque na mídia internacional e nacional, principalmente pelo declínio dos polinizadores no mundo, o uso intensivo de agrotóxicos e o seu impacto para a prática da meliponicultura e na preservação desses importantes representantes de nossa rica biodiversidade.

A programação irá abordar temas como a biologia das abelhas sem ferrão, diversidade de espécies, objetivos da criação, instalação de colmeias e povoamento de meliponário, produtos das abelhas sem ferrão, flora meliponícola e integração das abelhas aos sistemas agroecológicos de produção – Sistemas Agroflorestais. São 30 vagas, gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cnpma.eventos@embrapa.br

Fonte: Agrolink