E-book – A abelha jandaíra no passado, no presente e no futuro

E-book – A abelha jandaíra no passado, no presente e no futuro

23 de outubro de 2017

Título:

A abelha jandaíra no passado, no presente e no futuro

Editores:

Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Dirk Koedam
Michael Hrncir

Editor associado:
Paulo R. Menezes

Prefácio:
Paulo Nogueira Neto

Coordenador Editorial:
Pacelli Costa

Conselho Editorial:
Pacelli Costa, Walter Martins Rodrigues, Francisco Franciné Maia Júnior, Rafael Castelo Guedes Martins, Keina Cristina S. Sousa, Antonio Ronaldo Gomes Garcia, Auristela Crisanto da Cunha, Janilson Pinheiro de Assis, Luís Cesar de Aquino Lemos Filho, Rodrigo Silva da Costa e Valquíria Melo Souza Correia

Equipe Técnica:
Francisca Nataligeuza Maia de Fontes (Secretária), José Arimateia da Silva (Designer Gráfico), Pacelli Costa (Bibliotecário), Nichollas Rennah (Analista de Sistemas). Francisca Nataligeuza Maia de Fontes (Secretária), Denise de Araujo Alves, Camila Maia-Silva, Michael Hrncir e Vera Lucia Imperatriz-Fonseca (Revisão Científica), Tarcila Lucena (Revisão Ortográfica), e Joao Bosco Priamo Carbogim e Mauri de Sousa (Projeto Gráfico e Direção de Arte)

 

1ª Edição – 2017

254 páginas

ISBN: 978-85-5757-069-6

 

Escrito por 47 autores de 20 instituições, a publicação conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos sobre Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e de outras instituições públicas e privadas.

Em 22 capítulos, os autores apresentam um apanhado dos conhecimentos sobre a abelha sem ferrão jandaíra: as adaptações que permitem sua sobrevivência na Caatinga, as ameaças que enfrenta, a história da sua convivência com o homem, incluindo os produtos das colônias e sua criação. Os textos foram escritos por meliponicultores e pesquisadores, contando suas experiências e a história desta abelha tão especial no cotidiano e na tradição do sertanejo.

Compartilhe: