Curitiba pode ganhar Jardins do Mel

Um projeto para promover a polinização natural e a educação ambiental dos estudantes das escolas municipais pode ser adotado em Curitiba (Paraná). A ideia prevê a instalação dos chamados Jardins do Mel em 15 parques e a produção de materiais didáticos para as crianças da rede municipal de ensino.

O professor doutor Felipe Thiago de Jesus, idealizador do projeto, apresentou ao prefeito Rafael Greca o jogo didático que desenvolveu com o sócio, Meila Fabri. A apresentação foi acompanhada pelos secretários do Meio Ambiente, Sergio Tocchio, e da Educação, Maria Silvia Bacila, e pelo presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira.

“A ideia da Prefeitura é criar um grande programa de polinização da cidade e de difusão do conhecimento da importância da correção ambiental”, explicou Greca. O prefeito destacou que a ação pretende disseminar abelhas de espécies nativas com ferrão atrofiado (não utilizado para a defesa dos insetos).

Greca determinou que a equipe se reúna com as secretarias do Meio Ambiente e da Educação, com a Fundação Cultural de Curitiba e com o Imap para a construção do projeto. “Vamos viabilizar os Jardins do Mel nos parques da cidade, de maneira que cada um seja o centro de um raio de dois quilômetros, que é a autonomia de voo das abelhas”, confirmou. “Assim, a maior parte do território da cidade será polinizada de maneira natural e, com isso, teremos mais flores e mais frutas em Curitiba”, finalizou.

O professor Felipe Thiago de Jesus lembrou que há mais de 300 espécies de abelhas nativas no Brasil e que elas são as responsáveis por um terço do cultivo agrícola e por 90% da polinização das árvores nativas. “Cuidar das abelhas é cuidar da conservação de toda a biodiversidade da cidade”, disse.

Fonte: Bem Paraná