CSA 2017 – Lições do congresso sobre Ciência Cidadã

Terminou no último dia 20 o CSA 2017, Congresso de Ciência Cidadã, realizado nos Estados Unidos. A A.B.E.L.H.A. esteve presente no evento, e procurou trazer a seus leitores e seguidores um pouco sobre os principais projetos com polinizadores que envolvem a contribuição de crianças, adultos e jovens voluntários, sob orientação e controle de pesquisadores, para gerar dados científicos.

guardioes da chapada polinizadoresAlém de publicar uma série de entrevistas sobre diversos projetos, a associação contou com a presença da pesquisadora Blandina Viana, pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia e conselheira científica da A.B.E.L.H.A.. Blandina é coordenadora do Guardiões da Chapada, que visa monitorar os visitantes florais e flora associada na Chapada Diamantina, sensibilizar o público acerca da importância do serviço de polinização e comunicar temas relacionados à biodiversidade e conservação.

Blandina apresentou a iniciativa brasileira na programação da conferência e acompanhou a maior parte dos workshops e palestras.

“Foi uma experiência extremamente rica, tanto profissional quanto pessoalmente.  Com uma programação bastante diversificada e interdisciplinar, contemplando a teoria e a prática da ciência cidadã, o evento superou todas as minhas expectativas”, ressalta.

Blandina Viana posterSegundo a pesquisadora, as experiências relatadas nas mais de 400 apresentações evidenciaram que a parceria entre cientistas e voluntários, além de proporcionar benefícios mútuos, ajuda na aproximação entre ciência e sociedade e contribui para a tomada de decisão em diversas áreas do conhecimento. “Muitos dos projetos que estão sendo conduzidos na área de biodiversidade nos Estados Unidos podem ser adequados à nossa realidade no Brasil”.

 

Blandina afirma que as ideias trazidas não deverão ficar no papel. Ela pretende colocar em prática as várias lições aprendidas “tanto no recrutamento de novos voluntários para o Guardiões da Chapada quanto para novas iniciativas que tenham como objetivo a conservação e o manejo de polinizadores.”

Saiba mais sobre o Guardiões da Chapada e outras iniciativas apresentadas no CSA 2017 em nosso canal no YouTube.