Ciência Cidadã – Habitat Network

Habitat NetworkO Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell (EUA) e a organização The Nature Conservancy conduzem um programa chamado Habitat Network, desenvolvido para mapear as áreas naturais,  selvagens ou urbanas, e as condições da biodiversidade em tais locais.

Os membros do projeto desenham mapas de seus quintais, de parques, escolas e jardins com detalhes da paisagem, tipos de plantas, de polinizadores e pássaros. Com a inserção das informações de todos em um grande mapa, é criado um banco de dados que permite aos pesquisadores monitorar as áreas e entender melhor quais as medidas necessárias em cada região e como gerenciar a paisagem de forma sustentável.

 

Mais de 25 mil áreas nos EUA já foram criadas em mapas por voluntários do programa. O acesso é feito por meio da criação de uma conta no site da Habitat Network.

 

Assista ao vídeo da entrevista (em inglês) com a pesquisadora da Universidade de Cornell Rhiannon Crane, que apresentou o projeto durante o Congresso de Ciência Cidadã CSA 2017, nos Estados Unidos.