Ciência Cidadã  – The Bumblebee Survey

A pesquisadora Elaine Evans, da Universidade de Minnesota (EUA), trabalha há 15 anos na identificação e no acompanhamento das populações de abelhas do gênero Bombus. Em especial, a espécie Bombus affinis ou popularmente rusty-patched bumblebee (conhecida por aqui como mamangava), colocada na lista de perigo de extinção nos Estados Unidos pela primeira vez no início deste ano.

minnesota bumblebee surveyNo The Bumblebee Survey – que integra o Minnesota Bee Atlas e é conduzido há 11 anos nas cidades gêmeas Minneapolis – St Paul, na região do rio Mississipi –, os voluntários realizam blitzes em parques, capturam abelhas e levam aos pesquisadores que acompanham os grupos. Eles imediatamente fazem a identificação da espécie e liberam os insetos de volta a seu habitat. Desta forma, os pesquisadores conseguem monitorar as populações de abelhas nos locais e acompanhar o seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre o projeto no site The Bumblebee Survey.

Assista à entrevista que a pesquisadora Elaine Evans concedeu no CSA 2017, Congresso de Ciência Cidadã,  para a A.B.E.L.H.A.: