Ciência Cidadã – A.B.E.L.H.A. participa de Congresso nos EUA

Teve início nesta quarta-feira, em Minnesota (EUA), o Congresso Citizen Science (CSA 2017), evento internacional que reúne pesquisadores, organizações comunitárias e participantes da chamada Ciência Cidadã.

A programação inclui workshops, mesas-redondas e apresentações de dezenas de iniciativas pelo mundo que integram cidadãos voluntários na coleta e na geração de dados em atividades de pesquisa.

A Ciência Cidadã tem como premissa estimular a contribuição de crianças, adultos e jovens para a ciência, sob orientação e controle de pesquisadores, para gerar dados científicos concretos e relevantes.

guardioes da chapada polinizadoresUm dos bons exemplos que temos no Brasil, e que envolve os polinizadores, é o projeto Guardiões da Chapada, iniciativa de ciência cidadã que visa monitorar os visitantes florais e flora associada na Chapada Diamantina, sensibilizar o público acerca da importância do serviço de polinização e comunicar temas relacionados à biodiversidade e conservação.

Para contemplar seus objetivos, o projeto convida voluntários para coletar dados sobre a interação planta-visitante floral, desenvolve ações de extensão universitária na Chapada Diamantina para promover o engajamento de atores sociais em questões socioambientais e compartilha notícias nas redes sociais.

A coordenadora do Guardiões, Blandina Viana, pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia e conselheira científica da A.B.E.L.H.A., está nos Estados Unidos e vai apresentar o projeto no CSA na quinta-feira.

Já na sexta, Blandina apresenta o Guardiões na sessão de pôsteres do congresso. Aqui, ela explica o projeto e fala da importância dos cidadãos cientistas para a biodiversidade.

Para mais informações, visite o site do Guardiões da Chapada e conheça mais sobre o projeto aqui.

Saiba mais sobre o congresso em CSA2017.