Rio Grande do Sul tem cadastro para criação de meliponíneos

Crédito: Tom Wenseleers

O Setor de Fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul realiza o cadastro de interessados em criar abelhas sem ferrão (meliponíneos) no Estado. Vale lembrar que necessitam de autorização para funcionamento todos os meliponários com finalidade comercial, científica ou educacional ou com mais de cem (100) colônias.

A atividade de criação, manejo e conservação de meliponíneos foi instituída e normatizada na Instrução Normativa SEMA n° 03, de 29 de setembro de 2014, que definiu os procedimentos para obter a autorização da atividade.

A meliponicultura tem tido nos últimos anos um incremento de interesse por parte de pesquisadores, criadores conservacionistas e agricultores – que a partir deste aproveitamento, visualizam formas de aumentar sua renda.

Para mais informações sobre meliponicultura e os documentos necessários para a solicitação, clique aqui.  Ou ainda, entre em contato com o Setor de Fauna pelos telefones (51) 3288-8171 e (51) 3288-8204 ou pelo e-mail fauna@sema.rs.gov.br.

 

Fonte:  SEMA-RS