Melhor manejo, maior produtividade de mel

Apiário Experimental da A.B.E.L.H.A. demonstra que o correto manejo apícola mantém as colmeias vivas, populosas e altamente produtivas em mel.

Leia mais

Dez medidas para conservar os polinizadores e os serviços de polinização

Pesquisadoras brasileiras que integram o IPBES tratam, em artigo para a A.B.E.L.H.A., das ações que governos e formuladores de políticas públicas devem adotar para salvaguardar os polinizadores. As medidas foram compiladas em estudo publicado na Revista Science .

Leia mais

Abelhas sem ferrão – Mecanismos de controle de forrageamento e construção de células de cria em colônias

Em artigo para a A.B.E.L.H.A, a pesquisadora Camila Maia Silva (Ufersa) trata das estratégias das abelhas sem ferrão para manter a alimentação das crias durante os períodos em que diminui a oferta de pólen no entorno das colmeias.

Leia mais

Árvore símbolo da Amazônia, castanheira-do-brasil depende de abelhas nativas para se reproduzir

Em artigo para a A.B.E.L.H.A., a pesquisadora Márcia Maués, da Embrapa Amazônia Oriental, aborda a polinização da castanheira-do-brasil, árvore importante para a sociobiodiversidade amazônica.

Leia mais

Abelhas polinizadoras importantes para a agricultura brasileira

A pesquisadora Tereza Giannini, do ITV-DS, apresenta neste artigo dados relevantes sobre o papel das abelhas na produção de alimentos e de culturas de importante valor econômico.

Leia mais

O papel das abelhas irapuás como polinizadores na agricultura e em habitats degradados

Neste artigo, os pesquisadores Tereza Cristina Giannini e Rodolfo Jaffé, do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), reuniram informações sobre três trabalhos científicos publicados este ano sobre a irapuá, abelha nativa sem ferrão importante para polinizar algumas plantas agrícolas e resistente a ambientes degradados.

Leia mais

Abelhas sem ferrão e microrganismos – Parte 2

A relação entre microrganismos não patogênicos e as abelhas sem ferrão é fundamental para a nutrição e a proteção desses polinizadores. Nesta segunda parte do artigo do pesquisador da Embrapa Cristiano Menezes, o foco é a atuação dos microrganismos no processo bioquímico que transforma os carboidratos em outras substâncias orgânicas: a fermentação, do mel e do pólen.

Leia mais

Abelhas sem ferrão e microrganismos – Parte 1

Na primeira parte deste artigo, o pesquisador da Embrapa Cristiano Menezes trata dos principais microrganismos não patogênicos em colônias de abelhas sem ferrão e sua importância para a manutenção das abelhas, sua nutrição e proteção.

Leia mais

O serviço das abelhas que põe comida na mesa

A polinização é um serviço do ecossistema fundamental para a reprodução de plantas com flores e a manutenção da vegetação silvestre e essencial para cerca de um terço da produção mundial de alimentos.

Leia mais

A defesa das abelhas

Estudo de universidades paulistas avaliou a capacidade de os meliponíneos protegerem a colônia.

Leia mais