Bahia potencializa cadeia produtiva da abelha

As pesquisas produzidas no Laboratório de Abelhas (Labe) do Centro Tecnológico da Agropecuária do Estado da Bahia (Cetab) incentivam a cadeia produtiva do mel na Bahia, evidenciando a forte tendência para agroindustrialização dos produtos das abelhas e para a ampla receptividade no mercado. Os estudos com mel, pólen, própolis e extrato de própolis indicam diversas propriedades farmacológicas, características que também atraem a atenção de indústrias de medicamentos e cosméticos, entre outras.

“A Bahia tem potencial para produzir em larga escala todos os produtos das abelhas porque possui mercado e demandas que emergem das indústrias”, afirma a bióloga Marília Melo, responsável pelo Labe. Os resultados das pesquisas realizadas no Cetab incentivam a produção com qualidade e o consumo desses produtos pela população baiana. “Existem trabalhos acadêmicos produzidos no laboratório e publicados que comprovam que o pólen possui propriedades antioxidantes e, cardiotônicas, entre outras”.

Na Bahia, a produção mais comum é de abelhas do tipo Apis mellifera. A criação de abelhas nativas, as Meliponas, mais conhecidas como abelhas sem ferrão, ainda é pouco difundida no Estado. Com as pesquisas realizadas foi possível conduzir projetos no sentido de valorizar a tradição de produzi-las. “A Apis tem capacidade de adaptação em ampla diversidade de ambientes e produz grande quantidade de mel, por isso os produtores se sentem mais atraídos a criá-las, mas o mel das abelhas sem ferrão, além de possuir valor agregado muito maior na comercialização dos produtos das abelhas, tem grande potencial de mercado”, afirmou Marília.

A farmacêutica Alvanice Lins, subchefe do Cetab, defendeu recentemente em sua dissertação de mestrado que “o pólen das abelhas sem ferrão é um produto natural que vem se destacando por suas propriedades terapêuticas e nutricionais”. O estudo teve o objetivo de determinar o teor de compostos fenólicos (grupo de antioxidantes que combatem o envelhecimento celular – radicais livres), flavonoides (compostos químicos que possuem diversos benefícios para a saúde do corpo humano) e o potencial antioxidante das amostras de pólen de abelha Melipona scutellaris, oriundas de meliponários localizados no Litoral Norte da Bahia, além de avaliar a aceitabilidade como suplemento alimentar.

O Laboratório de Abelhas oferece serviços de análises físico-químicas de méis e pólen, com baixo custo, e os de própolis e extrato de própolis estão em fase de implantação. Além disso, realiza também pesquisas sobre a caracterização nutricional e terapêutica de produtos das abelhas e desenvolve tecnologia para o beneficiamento por refrigeração para mel e pólen, com baixo custo.

Fonte: Página Rural