A.B.E.L.H.A. participa de encontro de meliponicultores em Mossoró (RN)

meliponicultura

palestra-mossoro-redA Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró (RN), recebeu no último dia 10 o VI Encontro de Meliponicultores do Rio Grande do Norte, realizado pela Associação de Meliponicultores e Meliponicultoras Potiguar (AMEP). A iniciativa foi organizada em parceria os pesquisadores Airton Torres Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), e Michael Hrncir, da UFERSA, e contou também com o apoio da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.).

De acordo com Airton Carvalho, o encontro foi o primeiro realizado na tentativa de aproximar os criadores de abelhas do conhecimento científico que é produzido nas universidades, de forma a ampliar a pelos criadores na melhora de suas técnicas de manejo e produção de mel.

Na programação do evento, o meliponicultor Francisco Chagas contou sua experiência com a criação da abelha jandaíra e, em seguida, a bióloga Kátia Aleixo, consultora da A.B.E.L.H.A., apresentou o Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, plataforma desenvolvida em colaboração com o CRIA. O objetivo foi mostrar aos meliponicultores como acessar o conhecimento sobre as abelhas de forma rápida e de acordo com as suas necessidades.

palestra-mossoro-2-red

O evento seguiu com as palestras sobre a importância de entender o forrageamento de pólen para a melhora da meliponicultura no semi-árido, ministrada pela pesquisadora Camila Maia Silva, e sobre os trabalhos em desenvolvimento na UFERSA que visam à busca pela certificação do mel de abelhas sem ferrão, ministrada pelos pesquisadores Carolina Pinheiro e Jean Berg Alves da Silva. Por fim, a professora Vera Lúcia Imperatriz Fonseca (co-chair do IPBES) fechou o encontro tratando dos polinizadores, com foco nas abelhas, e sua importância na produção global de alimento.

Além das palestras, houve ainda doação de mudas, exposição e venda de caixas de madeira e sessão de pôsteres.