Apicultor inventa método simples para combater ácaro que extermina abelhas

Um professor tcheco de apicultura descobriu uma maneira simples de combater o ácaro Varroa, que infesta e mata larvas e abelhas adultas, informou o jornal Právo. Na República Tcheca, o Varroa já aniquilou 35% das abelhas e há três décadas é o principal inimigo dos apicultores, afirma a publicação.

O parasita vive tanto na larva como na abelha adulta e absorve a hemolinfa do inseto, o fluido circulatório dos artrópodes, e assim diminui sua massa corporal.

Roman Linhart percebeu que uma colmeia embaixo de um telhado em sua cidade ficou quase 20 anos sem sofrer ataques do ácaro. Com isso, calculou que o motivo poderia ser a alta temperatura do telhado e, depois, comprovou que o ácaro não suportava esse nível de calor.

Linhart então desenvolveu e patenteou uma colmeia termosolar, que aquece com o efeito do sol a uma temperatura máxima de 47 graus e extermina os parasitas.

“O ácaro não aguenta uma temperatura superior a 40 graus por mais de duas horas, enquanto as abelhas sobrevivem e o plástico termosolar também”, disse ao jornal tcheco.

Esse tipo de colmeia artificial foi examinado na Universidade de Olomouc e considerado o único produto do tipo no mundo. Isso pode significar uma solução global para o problema que afeta os apicultores, pois os que já a utilizaram garantiram 100% de eficácia na solução do problema.

Fonte: Agrosoft