Alunos de Bauru (SP) mergulham no universo das abelhas

As abelhas são um ótimo modelo para trabalhar conceitos como biodiversidade, taxonomia e ecologia no ensino de ciências. Por essa razão, elas foram tema da palestra ministrada no início deste mês pela bióloga Kátia Aleixo, consultora da A.B.E.L.H.A. a alunos do 6º e 7º anos da escola FourC Bilingual Academy em Bauru, interior de São Paulo.

As abelhas fascinam por sua diversidade e pela importância de seu papel na polinização, o serviço que garante as frutas e legumes em nossa mesa. “Neste trimestre estudamos os animais e, ao estudar artrópodes, pensamos em uma atividade que fosse além de conhecer os representantes desse grupo tão diverso. Assim, uma palestra com uma especialista que incluísse momentos para os alunos ‘colocarem a mão na massa’ e os sensibilizasse quanto à importância das abelhas nos pareceu uma excelente opção”, afirmou a professora Letícia Biral de Faria.

aula-katia-aleixo-redA palestra foi dividida em três blocos, de acordo com as perguntas:

  1. Quem são as abelhas?
  2. Quem são as abelhas sem ferrão?
  3. Qual o papel das abelhas na natureza?

Os assuntos que mais intrigaram os alunos foram os cinco olhos das abelhas e como a abelha rainha é produzida. Durante a palestra, eles também observaram uma colônia da abelha sem ferrão, conhecidas popularmente como marmelada, o que prendeu muito a atenção dos alunos por se tratar de um animal vivo.

Ao final da palestra, eles manusearam um disco de cria da abelha sem ferrão mandaguari e puderam ver as diferentes fases de desenvolvimento de uma abelha. Os alunos levaram para casa um exemplar da revista Horizonte Geográfico com o especial “A importância dos polinizadores na agricultura: mais abelha, mais alimento”, para conhecerem um pouco mais sobre o mundo das abelhas e compartilharem com família e amigos o que aprenderam sobre elas.