Abelhas sem ferrão estampam selos comemorativos dos Correios

Os Correios lançam, nesta sexta-feira (22), a emissão especial “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão”. Foram criados selos e um carimbo comemorativo, que homenageiam o apicultor e a importância e a originalidade desses insetos brasileiros, apresentando espécies consideradas relevantes para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).

Selos Abelhas sem ferrãoUma curiosidade é que eles possuem aroma de mel, aplicado por meio de verniz específico para exalar o odor. A folha apresenta seis espécies de abelhas melíponas presentes no território brasileiro: Melipona quinquefasciata (Uruçu do Chão), Melipona rufiventris (Uruçu Amarela), Melipona subnitida (Jandaíra), Nannotrigona testaceicornis (Iraí), Paratrigona lineata (Jataí da Terra) e Plebeia flavocincta (Jataí). A partir das características anatômicas e do habitat de cada uma das espécies foram produzidas as imagens, retratando harmonicamente as abelhas em meio à natureza.

O título da emissão é exibido na parte superior da peça, e, no canto inferior direito, é divulgada a Exposição Filatélica London 2015. Foram utilizadas as técnicas de quadricromia (CMYK) com aplicação serigráfica do verniz aromático e computação gráfica.

Já o carimbo retrata as abelhas por meio da ilustração de uma das espécies, contendo o registro da data do primeiro dia de circulação das peças filatélicas, 22 de maio.

A emissão é composta por seis selos, com tiragem de 720 mil unidades e valor de R$ 2,50 cada. As peças podem ser adquiridas nas agências dos Correios e na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline).

Fontes:  Correios e Leopoldinense