InfoA.B.E.L.H.A.

O InfoA.B.E.L.H.A. é a plataforma que incorpora os sistemas de busca desenvolvidos pela A.B.E.L.H.A:

InfoA.B.E.L.H.A. Neotropicais

sistema abelha neotropicaisO Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais é uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line. A informação é apresentada em uma página única e permite ao usuário o acesso direto à sua fonte primária. 

O sistema utiliza como fonte primária o Catálogo de Abelhas Moure e integra dados de sistemas como Biodiversity Heritage Library (BHL), Bioline International, Fototeca Cristiano Menezes, rede speciesLink, o sistema de bibliografia do IBICT, oasisbr, além de outras informações especializadas. 

A plataforma é destinada principalmente a pesquisadores e estudantes universitários que buscam encontrar, de maneira rápida e eficiente, informações que podem dar suporte a seus estudos. Entretanto, o sistema é aberto para consulta a todos os públicos.

InfoA.B.E.L.H.A. Abelhas-Plantas

abelha plantaO Sistema de Informação sobre Interações Abelhas – Plantas no Brasil Brasil, lançado em 2017, reúne dados sobre a Interação de mais de 900 espécies de abelhas com mais de duas mil espécies de plantas.  

A compreensão do funcionamento e da estruturação das comunidades de abelhas e sua associação com habitats particulares é especialmente útil para a identificação da vulnerabilidade destes organismos a mudanças na paisagem e fundamental para avaliar o potencial das diferentes espécies de abelhas para uso sustentado na agricultura. 

A plataforma é destinada a pesquisadores e profissionais que necessitam de informações sobre interações entre abelhas e as plantas que elas visitam para coleta de alimento (pólen e néctar).