Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais

Principal

O que é?

Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais é uma plataforma de pesquisa que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line. A informação é apresentada em uma página única e permite ao usuário o acesso direto à sua fonte primária. Foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA).O sistema utiliza como fonte primária o Catálogo de Abelhas Moure e integra dados de sistemas como Biodiversity Heritage Library (BHL), Bioline International, Fototeca Cristiano Menezes, rede speciesLink, o sistema de bibliografia do IBICT, oasisbr, além de outras informações especializadas. Saiba mais

Para quem?

A plataforma é destinada principalmente a pesquisadores e estudantes universitários que buscam encontrar, de maneira rápida e eficiente, informações que podem dar suporte a seus estudos. Entretanto, o sistema é aberto para consulta a todos os públicos.

Como usar?

No campo de busca, digite o nome científico ou o nome comum da abelha. À medida que o nome é digitado, o sistema apresenta as opções existentes. Clique em um dos nomes da lista apresentada. O sistema trará as principais informações sobre o nome escolhido, exibindo os resultados das buscas realizadas nas diferentes fontes de informação disponíveis. Saiba mais.

Fontes de informação

Catálogo de Abelhas Moure  

Catálogo de Abelhas Moure é uma referência fundamental sobre a fauna neotropical de abelhas e apresenta informações referentes aos gêneros, a referência completa à descrição original da espécie, sua localidade-tipo, distribuição geográfica, depositório do exemplar-tipo, sinonímia completa e outras referências bibliográficas. O Catálogo de Abelhas Moure foi lançado on-line no dia 23 de julho de 2008 e atualizado no dia 17 de junho de 2013 sob a coordenação do Prof. Gabriel A. R. de Melo da UFPR.

Fototeca Cristiano Menezes 

O acervo da Fototeca Cristiano Menezes, FCM, disponibiliza, de forma livre e aberta, imagens e descrições técnicas e científicas sobre diferentes espécies de abelhas. Sua finalidade é tornar público o conhecimento sobre aspectos comportamentais, biologia e manejo destes insetos, facilitando a busca de informações e incentivando o uso destes dados para difusão do tema no ensino e na pesquisa.

Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr 

oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Biodiversity Heritage Library 

Biodiversity Heritage Library, BHL, é um consórcio de bibliotecas de história natural e botânicas que cooperam para digitalizar a literatura sobre biodiversidade em suas coleções e torná-las disponíveis para acesso aberto. Em parceria com o Internet Archive e por meio de esforços de digitalização locais, a BHL disponibiliza cerca de 50 milhões de páginas digitalizadas de literatura taxonômica de mais de 100 mil títulos.

Interação Abelha-Planta 

Neste item, são apresentados os registros presentes no artigo “Checklist das abelhas e plantas melitófilas no Estado de São Paulo, Brasil”, Imperatriz-Fonseca V.L. et al., publicado na revista Biota Neotropica 2011. Para este trabalho, foram considerados os resultados de quatro estudos que amostraram abelhas nas flores nos dois principais biomas do Estado de São Paulo: Mata Atlântica e Cerrado. Foram coletadas 276 espécies de abelhas, pertencentes a 88 gêneros. A Biota Neotropica é uma revista do Programa BIOTA/FAPESP – O Instituto Virtual da Biodiversidade, que publica resultados de pesquisa original que abordem a temática caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade na região Neotropical.

Interação Abelha-Planta 

Sob coordenação da Profa. Dra. Astrid de M.P. Kleinert, o subprojeto “Avaliação do status atual das interações plantas-polinizadores” do projeto “Biodiversidade e uso sustentável dos polinizadores com ênfase em abelhas” teve como objetivo principal reunir toda informação existente sobre interações abelhas-plantas no Brasil, facilitando as decisões sobre polinização de culturas e conservação de abelhas e plantas. Os dados obtidos de artigos, dissertações e teses, foram organizados em dois grupos, de acordo com a metodologia utilizada para a análise das relações entre abelhas e flores: (1) Coleta padronizada, metodologia elaborada por Sakagami et al. (1971); e, (2) Análise polínica do alimento coletado pelas abelhas. As interações apresentadas neste site referem-se aos dados (1) das coletas padronizadas realizados por um período igual ou superior a um ano e (2) dos dados de análises polínicas.

Bioline International 

Bioline International é um serviço de publicação eletrônica sem fins lucrativos, comprometido em prover o acesso a publicações de qualidade de países em desenvolvimento. É gerenciado por cientistas e bibliotecários num trabalho cooperativo entre as Bibliotecas da Universidade de Toronto, Canadá, que faz o gerenciamento e o Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA, Brasil, responsável pelo armazenamento e gerenciamento dos bancos de dados e manutenção do sistema de informação.

Rede speciesLink 

O acervo da Fototeca Cristiano Menezes, FCM, disponibiliza, de forma livre e aberta, imagens e descrições técnicas e científicas sobre diferentes espécies de abelhas. Sua finalidade é tornar público o conhecimento sobre aspectos comportamentais, biologia e manejo destes insetos, facilitando a busca de informações e incentivando o uso destes dados para difusão do tema no ensino e na pesquisa.

Encyclopedia of Life 

Enciclopédia da Vida (Encyclopedia of Life, EOL) tem como visão, facilitar o acesso global ao conhecimento sobre a vida na Terra. Tem como missão aumentar o conhecimento e a compreensão da natureza viva através de uma Enciclopédia da Vida que reúna, gere e compartilhe conhecimento em um recurso digital aberto, livremente acessível e confiável.

Flickr 

Flickr, provavelmente o melhor aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento no mundo, tem dois objetivos principais: (1) ajudar as pessoas a disponibilizar suas fotos para as pessoas que são importantes para elas; e (2) permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos.

Como usar

Campo de busca

No campo de busca digite o nome científico ou o nome comum da abelha.

 

Ao iniciar a digitação, uma lista de possibilidades vai sendo apresentada.

 

Observe que inicialmente tanto nomes comuns quanto nomes científicos que satisfazem o que foi digitado serão apresentados.

 

Escolha um dos nomes da lista clicando sobre ele.

 

O sistema traz, então, as principais informações sobre o nome buscado (nome científico ou nome popular) e os resultados das buscas realizadas nas diferentes fontes de informação disponíveis.

 

Mesmo no caso da busca por nome comum, a busca nas diferentes fontes é feita pelo nome científico associado. Caso para o nome comum digitado exista mais que um nome científico associado, uma lista é apresentada para que um dos nomes científicos seja escolhido.

 

Uma barra com todas as fontes pesquisadas é apresentada logo abaixo do campo de busca. Os itens marcados em verde representam sistemas que dispõem de informações sobre a espécie pesquisada. Em vermelho aparecem as fontes que não possuem informações sobre a espécie pesquisada. Clique sobre o nome da fonte para ir diretamente para o resultado da busca produzido por ela na página abelha.

 

Resultados

Os resultados encontrados são organizados por fonte de informação. São apresentadas apenas as fontes com informações sobre a espécie pesquisada.

 

Quando o resultado produz uma quantidade muito grande de informações, esses aparecem “fechados”, sinalizados por um título informando a quantidade de itens encontrados. Para ver a lista de resultados, clique no ícone   

 

 

 

 

 

Analogamente, para fechar uma lista de itens, clique no ícone  

 

 

 

 

Acesso à fonte da informação

Sempre que o ícone  estiver presente, ele pode ser usado para acesso direto à fonte primária da informação recuperada.

Tempo de vida da informação

Para aumentar a performance do sistema, as buscas realizadas são armazenadas em um banco de dados local. Para cada fonte de dados é estipulado o seu “tempo de vida”. Fontes como o próprio Catálogo Moure e a publicação sobre a interação entre abelhas e plantas são fontes estáveis, que não estão sendo alteradas, portanto têm um tempo de vida grande. Para essas fontes, se a informação já existe no banco de dados local, ela é imediatamente apresentada ao usuário. A rede speciesLink, ao contrário, tem atualizações diárias, portanto o “tempo de vida” especificado para essa fonte é menor. Para todas as fontes é apresentada a data em que a informação foi recuperada da fonte primária.

 

 

Compartilhe: