ABELHA e CRIA lançam Sistema de Informação sobre Interações Abelhas – Plantas no Brasil

ABELHA e CRIA lançam Sistema de Informação sobre Interações Abelhas – Plantas no Brasil

17 de Janeiro de 2017

home-Abelhas-plantas-red

A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e o CRIA desenvolveram o Sistema de Informação sobre Interações Abelhas – Plantas no Brasil (http://abelhaseplantas.cria.org.br/), ferramenta on-line que se integra ao Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais.

A plataforma é destinada a pesquisadores e profissionais que necessitam de informações sobre interações entre abelhas e as plantas que elas visitam para coleta de alimento (pólen e néctar).

O sistema apresenta como resultado a interação de mais de 900 espécies de abelhas com mais de duas mil espécies de plantas. O usuário pode fazer buscas pelo nome científico da abelha ou da planta, obtendo como resultado a lista de plantas visitadas pela abelha ou a lista de abelhas que visitam a planta. Clicando na interação, o usuário obterá os dados dos levantamentos e a respectiva referência. A busca também pode ser feita por fitofisionomia, ambientes ou Estado.

ExInteracao-abelhas-plantas-red

Os dados estão integrados ao Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais, plataforma que tem por objetivo facilitar o acesso à informação científica disponível em diferentes sistemas on-line.

A compreensão do funcionamento e da estruturação das comunidades de abelhas e sua associação com habitats particulares é especialmente útil para a identificação da vulnerabilidade destes organismos a mudanças na paisagem e fundamental para avaliar o potencial das diferentes espécies de abelhas para uso sustentado na agricultura.

Informações científicas

 Os dados de interação foram obtidos de dissertações, teses e artigos delas resultantes, no âmbito do subprojeto “Avaliação do status atual das interações plantas-polinizadores”, coordenado pela pesquisadora Astrid de M.P. Kleinert, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Esse subprojeto fez parte do projeto temático “Biodiversidade e uso sustentável dos polinizadores com ênfase em abelhas”, sob a coordenação geral dos pesquisadores Vera Lucia Imperatriz Fonseca e Antonio Mauro Saraiva.

O subprojeto teve por objetivo reunir informações existentes sobre interações abelhas-plantas no Brasil para facilitar as decisões sobre polinização de culturas e conservação de abelhas e plantas. Foram levantados dados de coletas padronizadas, utilizando metodologia elaborada por Sakagami et al. (1971), com modificações diversas, e dados de análise polínica de alimentos coletados pelas abelhas.

O CRIA

O Centro de Referência em Informação Ambiental (CRIA), é uma associação civil que tem a missão de disseminar o conhecimento científico e tecnológico e promover a educação, visando a conservação e a utilização sustentável dos recursos naturais e a formação da cidadania.

 

Compartilhe: