logoSiteMaior1

A Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) é uma associação civil, sem fins lucrativos e conotação político-partidária ou ideológica, com o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores.

Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores, com o apoio de uma rede de parceiros.


ODS | Agenda 2030

A A.B.E.L.H.A. atua de forma a contribuir para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adotada oficialmente em 2015 por 193 países-membros das Nações Unidas, a Agenda 2030 contém 17 Objetivos apoiados em três pilares centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

Seja em ações de fomento à pesquisa científica brasileira sobre abelhas e polinizadores, de suporte à educação e à capacitação profissional de apicultores e meliponicultores, seja por meio de atividades sobre os serviços ecossistêmicos de polinização e sua relação com a agricultura sustentável e a conservação da biodiversidade na cidade e no campo, a A.B.E.L.H.A. realiza sua missão com a premissa de que cada um deve fazer a sua parte para tornar o desenvolvimento sustentável uma realidade para futuras gerações.

Somente com esforço conjunto, por meio de parcerias e cooperação entre pessoas e instituições públicas e privadas, será possível nos conduzir a um planeta mais resiliente e inclusivo.

Saiba mais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

17ODS

Diretora Executiva

Ana Lucia Delgado Assad

ana.assad@abelha.org.br

ana assad

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (1980) e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Coordenou a área de Biotecnologia e Saúde do Ministério da Ciência e Tecnologia nos períodos de 1991 a 1996 e de 2000 a julho de 2004. Foi Coordenadora Geral de Cooperação da Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq, de 2009 a fevereiro de 2012, e Chefe da Assessoria dos Fundos Setoriais e Secretaria Executiva Adjunta do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, de agosto de 2012 a abril de 2014. É professora convidada da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Região Norte – Bionorte e do Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Biotecnologia – PPGBiotec/UFAM.

Secretário Executivo

Antonio Celso Villari

antonioc.villari@abelha.org.br

antonio villari

Jornalista, graduado e pós-graduado na Faculdade Cásper Líbero, SP, com larga experiência em mídias impressa e digital, passando pela criação e pelo gerenciamento de projetos de comunicação em entidades e associações ligadas, principalmente, ao mundo agro.

Tem 30 anos de experiência em Jornalismo, com passagens pelos grupos O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além de sólida vivência em projetos de consultoria em Comunicação Corporativa e Empresarial.