3 de outubro – Dia Nacional da Abelha

Os insetos prestam um serviço ecossistêmico essencial para a biodiversidade, por polinizar não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres. Estima-se que 35% da produção agrícola global, bem como 85% das plantas selvagens dependam, em algum grau, da polinização. Entre os polinizadores, as abelhas são os mais importantes e mais eficientes agentes.

abelha-olho-de-vidro
Abelha olho de vidro. Crédito: Cristiano Menezes

Segundo a Plataforma Intergovernamental para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), mais de três quartos das culturas alimentares do mundo dependem pelo menos em parte da polinização por insetos e outros animais. Entre US$ 235 bilhões e US$ 577 bilhões do valor da produção alimentar global anual depende de contribuições diretas dos polinizadores.

“As abelhas são responsáveis pela polinização de plantas e são amplamente reconhecidas como as mais importantes para essa função em escala global. Mais de vinte mil espécies de abelhas – pertencentes a várias famílias da ordem Hymenoptera – já foram descritas e um número indefinido ainda são desconhecidos. Só no Brasil já foram identificadas quase três mil espécies de abelhas. 80% delas são encontrados na Floresta Amazônica”, afirma Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa e membro do Conselho Científico da A.B.E.L.H.A..

Diante da relevância tanto econômica quanto ecológica, fica clara a importância de se ter um dia dedicado a esse importante inseto. Por isso, a A.B.E.L.H.A. e sua rede de parceiros aproveitam a data para reforçar o compromisso na promoção da conservação dos polinizadores, na busca por alternativas para a convivência harmônica e sustentável com a agricultura e na proteção de seu papel essencial na biodiversidade.

urucu-amarela-credito-cristiano-menezes-red
Uruçu-amarela. Crédito: Cristiano Menezes

10 curiosidades sobre essas pequenas notáveis

  1. As abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanos
  2. Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.
  3. Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/hora
  4. As abelhas visitam quase quatro milhões de flores para produzir 1 kg de mel
  5. A geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vida
  6. A partir do nono dia de vida, a abelha rainha já está preparada para realizar o seu voo nupcial, quando será fecundada pelos zangões
  7. Uma abelha visita em média entre 50 e mil flores por dia
  8. Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.
  9. Nas estações mais frias do ano, quando há escassez de alimentos, os zangões são expulsos da colmeia e acabam morrendo de fome ou de frio
  10. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu

 

Apis Mellifera
Abelha europeia